mercoledì 21 agosto 2013

Le solite discriminazioni per difendere la Salvador turistica...

Dovrebbe cominciare la prossima settimana il progetto di "rivitalizzazione" del lungomare di Salvador, una sorta di lifting. Come sempre accade qui, il trattamento per il quartiere turistico (nello specifico Barra) sarà ben diverso rispetto a quello dei quartieri più "popolari". Ma, si sa, l'apparenza la fa da padrone qui, soprattutto con i turisti. E chi se ne frega se a 400 metri dalla Barra c'è una bella favela. L'importante è stanziare queste grandi risorse in piccole aree della città (sempre le stesse); e tanto fra pochi anni sarà già tutto da rifare...mah. 
Insomma dei 111 milioni di Reais, ben 50 saranno dedicati al quartiere Barra (il 40%!). E dire che è uno di quello con le strade meno rovinate... 




O projeto de revitalização da Barra, previsto para começar no mês que vem, custará R$ 50 milhões, quase metade do valor destinado à requalificação da orla de Salvador, R$ 111,6 milhões. O dinheiro será investido em paisagismo, iluminação, além da implantação de piso compartilhado para veículos e pedestres. Haverá também espaços definidos para prática de ciclismo, caminhada, piso tátil para pessoas com deficiências, quiosques para informações turísticas e venda de água de côco e acarajé. Os recursos são do Governo Federal, através do Prodetur, e da Prefeitura.
Como acontece em outras cidades do mundo como Buenos Aires, na Argentina, Santiago, no Chile, e algumas cidades do Estados Unidos e Europa, a nova Barra, do Porto da Barra até o Barra Center, vai se transformar numa espécie de praça. O piso especial que será implantado vai nivelar rua e calçada, dessa forma, pedestres e veículos vão compartilhar o mesmo espaço.
A assessoria da Casa Civil não soube informar como funcionará a logística para os próximos carnavais, festa que acontece no local, durante e depois da revitalização. A conclusão da obra deve acontecer em maio de 2014. O projeto será apresentado aos moradores do bairro pelo prefeito ACM Neto e o chefe da Casa Civil, Albérico Mascarenhas, a partir das 18h30, na Associação Atlética da Bahia.
"Essa apresentação já aconteceu na Ribeira, quando fomos até a comunidade mostrar como o projeto foi formatado e recebemos sugestões. Nosso objetivo é que toda intervenção proposta pela Prefeitura seja primeiro apresentada à comunidade que será impactada para que suas sugestões sejam incorporadas", afirma o chefe da Casa Civil.
A revitalização também prevê intervenções nas ruas Marques de Leão, Barão de Sergy e Barão de Itapuã, além da implantação de dutos subterrâneos de serviços, como rede elétrica e telefonia. 
O projeto completo vai revitalizar São Thomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Barra, Jardim de Alah/Armação, Rio Vermelho, Boca do Rio, Piatã e Itapuã. Com a divisão em nove trechos, as intervenções tem previsão de conclusão em maio de 2014 com a promessa de implantação de 50 mil m² de novas calçadas, 6 quilômetros de ciclovias, 10 quilômetros com nova iluminação pública, além de quadras, praças e restaurantes.

fonte: www.atarde.com.br

Nessun commento:

Posta un commento